Ícone do site AlagoasWeb

5 exercícios para desenvolver o autoconhecimento

Psicóloga ensina práticas para se conectar consigo e traçar uma jornada mais leve

5 exercícios para desenvolver o autoconhecimento

Navegar pelas águas do desenvolvimento pessoal se torna mais fácil quando usamos técnicas e recursos disponíveis. Investir no autoconhecimento é como acender uma lanterna na escuridão, revelando os tesouros escondidos que nos guiam nos diferentes momentos da vida. Isso torna a jornada mais leve e o caminho repleto de significado, como uma viagem encantadora por meio de paisagens iluminadas pela nossa própria luz interior.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

5 exercícios para desenvolver o autoconhecimento

1. Práticas de respiração
A respiração adequada melhora a digestão, elimina as toxinas que se formam no corpo, equilibra as funções orgânicas e ajuda a fortalecer organismos debilitados. A respiração é uma questão de sobrevivência do corpo, mas tomar consciência do respirar é se apropriar da vida. A seguir, confira algumas técnicas para praticar: 

a) Técnica da respiração abdominal 
Contribui para tomar consciência de si e do momento presente. 

Modo de execução:

b) Técnica bioenergética
A bioenergética consiste no estudo e práticas que levam em consideração o organismo todo e suas trocas com o meio. Ao integrar o corpo para a liberação e expressão emocional, os resultados são mais efetivos e rápidos, pois se permite que as energias psíquica, emocional e física circulem e sejam equilibradas.

c) Técnica do arco 
Essa é uma das técnicas mais famosas da bioenergética. 

Modo de execução:

2. Mindfulness e meditação
As técnicas de mindfulness e meditação promovem profunda conexão consigo, que envolve desligar-se do mundo externo para explorar o mundo interno e alcançar estados elevados de consciência. Durante a meditação, há uma harmoniosa integração do ser, em que corpo, mente e alma se alinham, promovendo uma sensação de unidade e equilíbrio interior. Entre as técnicas que envolvem a prática, estão:

a) Técnica de escaneamento corporal
Contribui diretamente para ampliar a atenção plena, trazendo a consciência para o aqui e o agora, ativando o observador interno. 

Modo de execução:

b) Técnica de soltura na parede 
É simples e contribui para liberação e consciência de si.

Modo de execução:

3. Técnicas expressivas
As técnicas expressivas visam propiciar um espaço individual de expressão, promovendo um momento da pessoa consigo. Elas facilitam a expressão, pois requerem alguma produção com materiais e recursos que permitem o simbolismo e que vão mais fundo do que a palavra falada. Promovem o autoconhecimento, trazem benefício emocional e transformação interior.

a) Técnica da carta rasgada 
Consiste em liberar uma emoção ou sentimento escrevendo uma carta e depois rasgando-a em vários pedaços e eliminando-a.

Modo de execução:

4. Técnicas conscienciais
As técnicas conscienciais visam ampliar e expandir a consciência, potencializar o compromisso consigo, promovendo mais autenticidade, autocompreensão, autorresponsabilidade, autoestima, autorrealização, no investimento contínuo para o aprimoramento da saúde física, mental, emocional e espiritual, na integração do ser.

a) Técnica perguntas poderosas 
Visa criar um espaço de reflexão, ampliando a consciência de si e do seu momento.

Modo de execução:
Sente-se com papel e caneta a sua frente, faça perguntas a si, perceba suas respostas internas (que vêm logo à sua percepção, sem racionalização) e anote-as. Você pode escolher algumas perguntas para serem trabalhadas por vez ou avaliar quais são necessárias para um determinado momento. A seguir, alguns exemplos de perguntas poderosas:

5. Reprogramação mental
A reprogramação mental visa recriar modelos mentais, reprogramar crenças e pensamentos que estão na base de emoções, sentimentos e comportamentos.

a) Técnica do sim ou não externo e interno
Contribui para estabelecer limites saudáveis e reprogramar a forma de se relacionar consigo e com os outros.

Modo de execução:

5 exercícios para desenvolver o autoconhecimento

Sair da versão mobile