Ícone do site AlagoasWeb

3 coisas que podem atrapalhar o sinal do Wi-Fi e você pode evitar

Reprodução

Está com problemas no Wi-Fi de casa? Em alguns casos, mesmo quem acabou de instalar um roteador de internet “novinho em folha”, pode continuar tendo dificuldades na distribuição de sinal em casa. Por isso, você pode estar se perguntando: — “Mas, Lu, por que isso acontece?” Olha só!

É que em casa, existem alguns obstáculos que podem dificultar a vida dos roteadores Wi-Fi. Só que isso está relacionado com o jeitinho que eles se comunicam com outros dispositivos como: computadores, TVs e celulares. Os modelos mais comuns de roteador, usam frequências de rádio entre 2,4 Ghz e 5 Ghz (Ghz mede o tamanho de onda distribuído pelo roteador).

Publicidade

Então, isso significa que algumas vezes o problema pode não ser seu roteador, mas sim o ambiente onde ele está. Nessa matéria, vou te mostrar 3 coisas que podem atrapalhar o sinal em casa. Veja nas próximas linhas!

Wi-Fi: 3 coisas que podem atrapalhar o sinal do roteador e você deve evitar

1. Espelhos

Se você tem um grande espelho no mesmo ambiente em que seu roteador fica, isso pode atrapalhar um pouquinho na distribuição do sinal de internet. Isso acontece porque superfícies metálicas tem alto poder de refletir o sinal Wi-Fi. Além disso, grande parte dos espelhos usam um revestimento de metal na parte traseira.

Espelhos podem refletir o sinal de Wi-Fi (Imagem: Unsplash/SpaceJoy)

Então, isso pode deixar mais difícil para que o sinal de internet, atravesse a parede e seja refletido pelo espelho em um efeito conhecido como “Bate e volta” das ondas de rádio. Nesse caso, uma das soluções é mudar seu espelho ou roteador de lugar.

2. Paredes grossas ou muito revestidas

Outro desafio para os roteadores Wi-Fi, são as paredes grossas e bem revestidas. Essa é uma diferença que você pode notar entre os cômodos da sua casa. Por exemplo, banheiros que costumam ter um revestimento mais grosso por conta da umidade podem ser um obstaculo para a distribuição de sinal de internet.

Distribuição de sinal de roteadores – (Imagem: Reprodução/Intelbras)

Então, isso também é algo a ser considerado na hora de instalar seu roteador. Se você mora em uma casa muito grande, ou não tem como mudar seu roteador de lugar. Duas soluções são: os repetidores e os roteadores Mesh.

Sinal de Wi-Fi em diferentes cômodos da casa (Imagem: Reprodução/Linksys

Os repetidores de sinal, aumentam o alcance do Wi-Fi na sua casa criando uma nova rede que “repete” o sinal do seu roteador. E os roteadores Mesh, distribuem sinal de uma maneira mais eficiente que os roteadores tradicionais, usando pontos de internet para aumentar a cobertura. Então, vale considerar uma dessas soluções.

3. Posição do roteador Wi-Fi

Para o roteador Wi-Fi, quando existem muitas paredes e obstáculos para chegar até seu celular o sinal acaba ficando mais fraco. Mas, isso vale para todos os dispositivos. Os Roteadores costumam se comunicar de maneira individual com cada aparelho conectado na rede. Assim, o ideal é posicionar seu roteador em um comodo mais “central da casa”.

A frequência de sinal 2,4 Ghz é mais popular porque ela funciona melhor em ambientes com muitas paredes. Isso acontece por conta das maiores ondas de sinal. Desse jeito, quando bem posicionada a internet pode cobrir até mesmo sua casa inteira. Então, vale a pena ligar seu roteador em outros cômodos da casa para ver se o sinal melhora.

Sinal 5G em smartphones – (Imagem: Reprodução/AppleInsider)

No Brasil, o sinal 5G ainda é uma novidade que está chegando gradualmente. Mas, no momento, ele ainda funciona com pouco alcance distribuindo grandes velocidades de internet que chegam só em 1 ou 2 cômodos da casa. Mas, vai ser bem legal quando essa tecnologia chegar no alcance da 2,4 Ghz, né? Já imaginou usar o sinal 5G na sua casa inteira?

Com essas dicas, você pode melhorar a distribuição de Wi-Fi na sua casa. Gostou dessas dicas? Compartilhe essa matéria com seus amigos!

Sair da versão mobile