1ª Cia registra recorde histórico de apreensões sob novo comando

Redação / AlagoasWeb/JC Nicácio 13/05/2025

Major Veloso destacou a importância da contribuição popular através do Disque Denúncia

1ª Cia registra recorde histórico de apreensões sob novo comando (imagens: AlagoasWeb)

Com poucos dias à frente da 1ª Cia Independente de Polícia Militar (1ª Cia), o major PM Rodrigo Vital Veloso já começa a apresentar resultados expressivos no combate à criminalidade em São Miguel dos Campos, Anadia, Campo Alegre, Boca da Mata e Roteiro.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

1ª Cia registra recorde histórico de apreensões sob novo comando

De acordo com os números dos primeiros dias da nova gestão, ocorreram conquistas inéditas em relação aos últimos anos: maior apreensão de armas em 12 meses e entorpecentes nos últimos 25 meses (2023/2024).

Resultados inéditos e reforço na presença policial

De acordo com dados oficiais da 1ª Cia, as ações intensificadas de patrulhamento, abordagens e operações estratégicas, permitiram a retirada de armamentos que, segundo as autoridades, poderiam potencializar a criminalidade e paz da população.

No tocante ao combate ao tráfico de drogas, foram alcançados patamares históricos, reduzindo significativamente a presença de materiais ilícitos nas ruas.

1ª Cia registra recorde histórico de apreensões sob novo comando

Major PM Veloso, comandante da 1ª Cia/Ind

Veloso destacou que esses resultados só estão sendo possíveis graças ao empenho da tropa, dos setores de inteligência e, principalmente, do engajamento da comunidade.

O comandante destacou o principal objetivo das ações, “garantir segurança à população e restabelecer a sensação de ordem nos cinco municípios sob nossa responsabilidade. Esses números mostram que estamos no caminho certo, mas também revelam que ainda há muito a fazer”, afirmou.

Disque Denúncia 181: segurança começa com a sua atitude

Major Veloso frisou um ponto fundamental para o sucesso das operações: a confiança da população no Disque Denúncia 181. O canal permite que qualquer cidadão faça denúncias seguras, de forma anônima, “atividades suspeitas, violência, ameaças ou tráfico de drogas, podem ser informadas através desse número”, esclareceu.

O comandante lembrou que o 181 é para todos. “Inclusive pessoas que tenham passagem pela polícia e que estejam vivendo sob ameaça também podem e devem buscar proteção por meio da denúncia. A vida e a integridade de todos estão em primeiro lugar”, afirmou o oficial.

Veloso aproveitou a oportunidade e fez um apelo especial para que pais e familiares sejam proativos diante de situações suspeitas envolvendo seus filhos, “seja em casos de violência doméstica, ameaças em ambientes escolares ou envolvimento com entorpecentes. Muitas vezes, as famílias hesitam em procurar ajuda por medo de exposição ou por receio de envolver a polícia. No entanto, o silêncio só fortalece aqueles que praticam o crime. Denunciar é um ato de coragem e de proteção”, completou o comandante.

1ª Cia registra recorde histórico de apreensões sob novo comando

Denúncia é proteção, não vingança

Especialistas em segurança pública e psicólogos também ressaltam que a denúncia, além de instrumentalizar o trabalho policial, pode ser decisiva para salvar vidas. “Denunciar não é buscar vingança ou prejudicar terceiros — é proteger inocentes, evitar tragédias e contribuir para uma sociedade mais segura”, lembrou o comandante.

Confiabilidade e sigilo do 181

Veloso fez quentão de destacar, ainda, o absoluto sigilo garantido pelo Disque Denúncia 181. “Ninguém será identificado. Toda informação é tratada com o máximo sigilo, para proteger quem denuncia”.

O major encerrou pedindo que a população continue contribuindo com o trabalho da polícia, “denuncie! ligue 181, sua identidade será preservada e seu gesto pode salvar vidas, inclusive a sua. Não torne o silêncio cúmplice, segurança é compromisso de todos”.

Além do Disk Denuncia, informações que podem contribuir com o trabalho da Polícia Militar devem ser passadas através do 190.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com