Ícone do site AlagoasWeb

1ª Cia Independente começa a lavrar TCO em São Miguel dos Campos e Região

Policiais da 1ª Cia Independente de Polícia Militar de São Miguel dos Campos, receberam na sexta-feira, dia 8, instruções para confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

O treinamento foi realizado pelo coronel Paulo Eugenio (2ª seção/Alto Comando) e o pelo 2º tenente Willams (3ª Cia). Cerca de 20 militares participaram do evento.

Publicidade

1ª Cia Independente começa a lavrar TCO em São Miguel dos Campos e Região

Com a implantação do TCO, os militares terão mais agilidade na resolução de ocorrências que envolvam infrações de menor potencial ofensivo, como os casos de apreensão de pequenas quantidades de drogas com usuários, crimes de trânsito, reclamações de som, entre outros.

O cel. Eugenio destacou a importância da implantação do TCO em São Miguel e Região, “é um grande passo no processo de otimização e eficiência do serviço ordinário. Esse trabalho trará dinamismo, não sendo mais necessário que as equipes fiquem horas em delegacias para registrar crimes de menor potencial ofensivo”, destacou.

Eugenio também lembrou que o TCO realizado pela PM representa economia e mais segurança para o Estado, já que não será necessário deslocar viatura e guarnições até delegacias, inclusive em outras cidades, para realizar procedimentos dessa natureza.

O comandante encerrou agradecendo o apoio do comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim, do secretário e Segurança Pública do Estado, Flávio Saraiva, e do governador Paulo Dantas, que acreditam no projeto como um potencial para beneficiar a sociedade alagoana.

Coronel Paulo Eugenio o 2º tenente Willams, falam a reportagem da Rádio Caeté FM

1ª Cia Independente começa a lavrar TCO em São Miguel dos Campos e Região

O 2º tenente Willams, da 3ª Cia, que já aplica o sistema de forma efetiva em Atalaia e região, destacou que o TCO realizado pela Polícia Militar agiliza o trabalho da PM no local da ocorrência e evitar constrangimentos ao infrator, “não sendo necessário, inclusive, que esse cidadão seja levado a uma delegacia”, frisou.

Willams lembrou, no entanto, que o registro do TCO não quer dizer que o indivíduo esteja livre de punição, pelo contrário, ele será intimado a comparecer diante da Justiça, “é importante lembrar, ainda, que o reincidente na mesma prática será submetido as penas severas da Lei”, completou.

Já nesta sexta-feira (8), como forma de treinar os militares da 1ª Cia Independente, foi realizado um comando de rua, onde foram feitos registros de ocorrências de trânsito através do TCO.

O que é o TCO feito pela PM
Nesse procedimento, o individuo infrator é notificado no local e assina o termo que é impresso (veja vídeo a acima). O procedimento é encaminhado á Justiça e o infrator será intimado a comparecer diante de um juiz.

Sair da versão mobile