Ícone do site AlagoasWeb

12 municípios alagoanos irão receber as primeiras doses da vacina contra dengue

Quase 700 casos de dengue foram confirmados em uma semana

12 municípios alagoanos irão receber as primeiras doses da vacina contra dengue

Inicialmente, 12 municípios alagoanos serão contemplados com a primeira leva de vacinas contra a dengue, que deve ser distribuída já nesta sexta-feira (26), pelo Ministério da Saúde. A informação consta em um comunicado emitido para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

12 municípios alagoanos irão receber as primeiras doses da vacina contra dengue

As cidades que serão beneficiadas integram a I Região de Saúde, que é formada pelos municípios abaixo: 

Posteriormente, serão divulgadas as informações sobre o público-alvo que deve ser imunizado neste primeiro momento, após a publicação da Nota Técnica do Ministério da Saúde. Ainda não se tem dados sobre a quantidade do imunizante Qdenga que será enviada ao estado.

Dengue em Alagoas
O informe semanal de dengue, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), aponta que Alagoas tem seis municípios com risco de surto de dengue. De acordo com a publicação, informações coletadas no período de 18 de fevereiro a 18 de março de 2024 apontam que as cidades que possuem este risco são Senador Rui Palmeira, Marechal Deodoro, Murici, Inhapi, Maribondo e Ouro Branco. Além disso, o estado possui 60 municípios em situação de alerta.

Quase 700 casos de dengue foram confirmados em uma semana no estado de Alagoas. O boletim da Semana Epidemiológica 16, divulgado nessa terça-feira, 23, pela Sesau, mostrou que, ao todo, 3.756 foram confirmados de janeiro até abril de 2024 (3.683 encerrados como dengue, 66 como dengue com sinais de alarme e 7 como dengue grave).

O Ministério da Saúde confirmou, na segunda-feira, 22, mais uma morte por dengue em Alagoas e o estado chegou ao total de três óbitos causados pela doença neste ano. A Sesau comunicou que a vítima era moradora do município de Porto de Pedras, Litoral Norte do Estado.

O Governo Federal ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

A critério dos gestores municipais, a imunização poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, que é o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

12 municípios alagoanos irão receber as primeiras doses da vacina contra dengue

Sair da versão mobile