Para pilotar com segurança no piso molhado é necessário saber algumas técnicas para não cair
As chuvas podem trazer diversos obstáculos para quem pilota moto no dia a dia ou até mesmo eventualmente. Ao se deparar com uma tempestade, é fundamental que a pessoa conheça algumas técnicas de pilotagem para garantir a segurança e evitar acidentes. A seguir, o Olhar Digital separou algumas dicas que podem ajudar os pilotos.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
10 dicas para pilotar moto na chuva com segurança
Apesar de aumentar os riscos de acidentes na chuva, os pilotos podem seguir algumas dicas simples para rodar com maior segurança e evitar imprevistos. A seguir, veja 10 dicas!
1 – Leve sempre com uma roupa adequada
Todo motoqueiro precisa se prevenir antes de sair de casa, mesmo que não haja sinais de que irá chover. Afinal, tempestades podem acontecer a qualquer momento. Sendo assim, a primeira dica é levar sempre uma roupa adequada.
Leve a capa de chuva, viseira que não embaça, jaqueta, calça e botas impermeáveis para não se molhar e manter a temperatura corporal. Caso a chuva ocorra de repente, pare em algum lugar e coloque todos os acessórios.
2 – Pilote defensivamente
Ao pilotar uma moto é essencial que a pessoa esteja sempre atenta, mas em momentos de chuva essa atenção precisa ser redobrada. Veja tudo ao seu redor, principalmente situações de perigo. Dessa maneira, você evita frenagens bruscas que podem causar acidentes.
Ao pilotar de forma defensiva, é possível manter o foco e frear com maior cautela sem ter a necessidade de pressionar o manete ou pedal de freio bruscamente.
3 – Reduza a velocidade
Além de dobrar a atenção, na chuva é fundamental que você reduza a velocidade da moto, pois o asfalto fica muito liso por conta da mistura entre sujeira e água. Isso pode fazer sua moto derrapar.
4 – Deixe o giro alto e velocidade constante
Ao reduzir a velocidade, mantenha uma aceleração mais tranquila e gradual. Além disso, fique atento ao giro do motor e mantenha ele elevado para ganhar maior estabilidade, já que as rodas vão estar em um nível mais alto de tração, fazendo a utilização dos freios ou do acelerador ser mais precisa.
5 – Preste ainda mais atenção nas curvas
Na hora de fazer curvas, tente inclinar o mínimo possível a sua moto, deixando-a em “pé” para ter maior aderência ao asfalto. Também procure colocar o seu corpo para o lado de dentro da chuva. Isso vai fazer com que você contorne a curva com maior segurança.
6 – Use o freio do motor
No momento das frenagens e reduções, o ideal é usar o freio do motor, pois, com o piso molhado e menor aderência, o piloto precisa ter maior habilidade na hora de frear.
Então, use a força do motor para ajudar na frenagem. Para isso, reduza a marcha sem usar os freios, aumentando o giro e força do motor, o que também resulta em uma redução da velocidade da moto.
7 – Evite andar sobre as marcações da pista
É fundamental ficar muito atento às marcações que existem na pista, como faixas de pedestres, faixas divisórias, e outras, pois elas ficam muito escorregadias quando são molhadas pela água da chuva.
8 – A água está cobrindo metade da roda? Não passe!
Se você está em um ponto no qual a água cobre metade da roda de sua moto, procure outro caminho, pois esse não é seguro. Além disso, pode ser que a sua motocicleta não tenha força para que a roda continue girando e tocando o chão.
Dependendo do modelo de sua moto, ao colocá-la em um local com um volume alto de água, há o risco de entrar o líquido na parte baixa do motor e escapamento, o que pode acabar danificando o seu veículo.
9 – Siga o rastro na estrada
Para evitar passar por poças d’água, o ideal é seguir o rastro deixado por pneus de carros na estrada. Isso ajuda também a passar em locais onde não há sujeira e óleo, o que melhora a aderência.
10 – Mantenha distância
Uma dica que também serve para o dia a dia, mas que é ainda mais importante em momento de chuva é manter uma distância segura dos outros veículos, pois eles podem mudar de faixa ou frear bruscamente, o que vai tirar o seu tempo de reação, principalmente na pista molhada.