10 dicas para lidar com as festas de fim de ano e ainda se manter saudável

COMPARTILHE !!
Por: Diário da Saúde  Data: 12/12/2022 às 09:43
Imagem: AlagoasWeb/arq

As festas de fim de ano e a temporada de férias de verão é um momento de reunir a família e os amigos, comer comidas deliciosas e criar memórias que ficarão por toda a vida

No entanto, é fácil sentir-se estressado e sobrecarregado, especialmente quando muitas atividades de férias parecem entrar em conflito com um estilo de vida saudável – comer muito e não se exercitar, por exemplo.

Mas os psicólogos têm algumas dicas para ajudar a lidar com o “estresse das férias” e, ao mesmo tempo, manter-se saudável.

“As férias podem ser estressantes. Em vez de tentar evitar o estresse – que, convenhamos, não o faz desaparecer – é possível pensar e abordar o estresse de maneira diferente, tornando-o menos estressante,” esclarece o professor Mark Seery, da Universidade de Buffalo (EUA).

Aqui estão algumas dicas que poderão lhe ajudar nesta temporada de férias:

1. Dê a si mesmo permissão para desfrutar das refeições das férias
Não há problema em desfrutar de alimentos que normalmente comemos uma ou duas vezes por ano. Pesquisas mostram que os alimentos são mais do que apenas nutrientes. Muitos alimentos estão ligados à sensação de conforto associada às férias e ao compartilhamento das refeições com a família e amigos. Por outro lado, lembre-se de que não há nada de errado em recusar educadamente alimentos de que você não gosta.

2. Incentive itens saudáveis no cardápio
É muito mais fácil adicionar alimentos a uma refeição do que retirá-los. Em vez de tentar persuadir os outros a servir opções mais saudáveis, ofereça-se para trazer um aperitivo de frutas e vegetais ou um acompanhamento saudável. Isso pode tornar sua refeição mais equilibrada e até encorajar amigos e familiares a experimentar alimentos que eles normalmente não comem nas festas de fim de ano.

3. Não é tudo ou nada
Muitos de nós ficamos no “modo de férias” em dezembro e janeiro e ignoramos as metas de saúde e bem-estar até o carnaval. Em vez das resoluções de Ano Novo, por que não adicionar algumas opções saudáveis de alimenação e exercícios moderados à temporada de férias?

4. Esteja preparado para o verão e cuide-se
Não é nenhum segredo que as crianças adoram brincar ao ar livre o ano todo. Mas o verão exige cuidados especiais, sobretudo com a hidratação, além de roupas leves e evitar ficar exposto nos horários de sol mais quente do dia.

5. Priorize a si mesmo e suas necessidades
Para ajudar a promover o autocuidado, você deve se sentir à vontade para defender a si mesmo. Peça o que você precisa para ajudar a tornar sua temporada de férias menos estressante. Isso pode incluir agendar um tempo sozinho, fazer caminhadas em família ou viajar.

6. Controle o que você pode, não o que você não pode
Pesquisas mostram que experimentar uma sensação de controle é útil ao gerenciar situações estressantes. Se você está organizando uma reunião de férias, não pode controlar o que os parentes dizem uns aos outros. No entanto, você pode controlar seus preparativos para a festa e seu próprio comportamento.

7. Concentre-se nas oportunidades e não nas obrigações
Os pesquisadores acreditam que focar no que há para ser ganho – e não no que pode ser perdido – em uma situação estressante pode levar a uma experiência mais positiva. Destacar o potencial para coisas boas pode fazer a diferença.

8. Construa uma equipe
Quando nos vemos como parte da mesma equipe, em vez de rivais, as divisões dentro de uma família podem começar a desaparecer. Incentive todos a trabalhar em direção a um objetivo comum.

9. Veja-se de fora
Pesquisas mostram que, quando pensamos em coisas estressantes, o ponto de vista que adotamos importa. É normal ver a situação com nosso próprio ponto de vista. No entanto, adotar uma perspectiva de terceira pessoa – ver a si mesmo e a situação como se você fosse um observador externo – pode criar uma experiência mais positiva.

10. Diferentes soluções para pessoas diferentes
Não existe uma receita única para uma abordagem social “perfeita”. Por exemplo, só porque alguém recomenda ioga ou maratonas de seriados de TV não significa que essas opções sejam seu melhor caminho para lidar com o estresse. Encontrar o que funciona para você é fundamental.

Invente suas próprias regras
Quando se trata de ter uma temporada de férias saudável, os pesquisadores acreditam que ter a mente aberta é essencial. Se as 10 técnicas que eles sugeriram não funcionarem para você, tente outras. Você não está fadado ao estresse e suas férias não precisam ser piores do que o trabalho.