10 dicas para ajudar a aliviar os sintomas da gripe

Como melhorar a gripe? A gripe é uma doença causada pelo vírus da influenza, podendo infectar qualquer pessoa, independentemente da idade. A gripe é uma doença causada pelo vírus da influenza, podendo infectar qualquer pessoa, independentemente da idade. Durante os períodos mais frios, o contágio é mais acentuado. Não se trata de uma doença grave se cuidada desde o início. Por isso, é bom saber como melhorar a gripe, antes que se torne algo mais grave. Frequentemente a gripe é confundida com um resfriado, porém, se trata de doenças completamente diferentes. Enquanto a gripe é causada pelo vírus da influenza, o resfriado é causado pelo rinovírus ou coronavírus. Apesar de não ser uma doença grave, a gripe afeta as vias respiratórias causando, febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça, mal estar e fadiga. Quanto ao contágio, a gripe é adquirida ao inalar partículas de secreção infectada em suspensão no ar, além do contato direto com objetos contaminados pelo vírus da influenza. Para melhorar a gripe você pode fazer uso de medicamentos indicados pelo médico, ou tomar remédios caseiros e se manter hidratado. Então, confira algumas dicas simples, mas eficientes de como melhorar a gripe. Confira 10 dicas de como aliviar a gripe

COMPARTILHE
Por: Segredos do Mundo  Data: 09/11/2020 às 09:28
Fonte de Imagem: Blog Saúde

Como melhorar a gripe? A gripe é uma doença causada pelo vírus da influenza, podendo infectar qualquer pessoa, independentemente da idade.

A gripe é uma doença causada pelo vírus da influenza, podendo infectar qualquer pessoa, independentemente da idade. Durante os períodos mais frios, o contágio é mais acentuado. Não se trata de uma doença grave se cuidada desde o início. Por isso, é bom saber como melhorar a gripe, antes que se torne algo mais grave.

Frequentemente a gripe é confundida com um resfriado, porém, se trata de doenças completamente diferentes. Enquanto a gripe é causada pelo vírus da influenza, o resfriado é causado pelo rinovírus ou coronavírus.

Apesar de não ser uma doença grave, a gripe afeta as vias respiratórias causando, febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça, mal estar e fadiga.

Quanto ao contágio, a gripe é adquirida ao inalar partículas de secreção infectada em suspensão no ar, além do contato direto com objetos contaminados pelo vírus da influenza.

Para melhorar a gripe você pode fazer uso de medicamentos indicados pelo médico, ou tomar remédios caseiros e se manter hidratado. Então, confira algumas dicas simples, mas eficientes de como melhorar a gripe.

Confira 10 dicas de como aliviar a gripe
1 – Hidratação

Quando se contrai o vírus da gripe, ou influenza é essencial manter o corpo hidratado, pois quando as vias respiratórias estão úmidas, o vírus é eliminado mais rápido. Portanto, beba bastante líquido, como água, sucos naturais, vitaminas, sopas e chás, que além de hidratar, mantém o corpo bem nutrido.

2 – Repouso

Ficar de repouso ajuda a melhorar a gripe, pois assim, o corpo usa toda a sua energia para se restabelecer. Então, evite atividades físicas, pois fazem com que as defesas do corpo caiam, debilitando ainda mais o corpo e retardando a cura.

3 – Em caso de febre

Em casos de febre, é normal sentir um mal estar. Portanto, banhos mornos são indicados, pois ajudam a aliviar o mal estar e ainda a baixar a febre.

4 – Gargarejos com água e sal

Ao contrair o vírus da gripe, a garganta pode ficar inflamada causando desconforto, principalmente ao engolir. Portanto, fazer gargarejos com água morna e sal alivia o desconforto, além de ajudar na eliminação de secreções.

5 – Manter uma alimentação balanceada

Manter uma alimentação saudável que incluam frutas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes, folhas verdes e mel, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Procure consumir alimentos ricos em vitamina C com, acerola, laranja, limão, brócolis, couve, pimentão, etc. E dê preferência à bebidas e alimentos quentes, que ajudam a aliviar a irritação da garganta, propiciando mais conforto durante a gripe.

6 – Como melhorar a gripe tomando uma boa canja

A gripe pode fazer com que o apetite diminua, e sem se alimentar direito, não tem como melhorar a gripe. Portanto, nesse caso, uma canja de galinha é uma boa opção.

Afinal, além de ser uma refeição leve e nutritiva, o frango uma substância chamada cisteína, essa substância facilita a expectoração das secreções acumulado nas vias aéreas.

7 – Manter o ambiente úmido melhora a gripe

Um ambiente mais úmido ajuda a aliviar o ressecamento das vias respiratórias, assim, alivia a tosse facilita a eliminação da secreção nasal grossa, repleta de vírus.

Portanto, quanto mais rápido a secreção nasal for eliminada, mais rápida será a recuperação.

Caso não tenha um umidificador de em casa, basta colocar uma bacia com água próxima a pessoa gripada.

8 – Lavar o nariz com soro

Durante a gripe, o nariz fica ressecado, portanto, lavar o nariz com soro ajuda na eliminação de secreções. Assim, o desconforto diminui o que ajuda a evitara a dor de cabeça e o desenvolvimento de sinusite no futuro.

9 – Bolsa de água quente

Em alguns casos a gripe pode causar dor muscular. Quando acontecer, utilizar uma bolsa de água quente sobre os músculos. Assim, eles relaxam diminuindo o desconforto.

10 – Cuidados para não espalhar o vírus

Entre os sintomas da gripe está, tossir e espirrar, portanto, todas as vezes que for tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca. Seja com lenço de tecido ou de papel, mas evite usar as mãos, porém, se tiver que usa-las, higienize-as logo em seguida.

Assim, tomando os devidos cuidados, vai evitar que o vírus se espalhe pelo ambiente, contaminando outras pessoas ao redor.

Por fim, se mesmo ao fim de todas essas dicas, após 5 dias, os sintomas não desaparecerem, é necessário procurar orientação médica. Pois o médico pode dar um diagnóstico mais preciso de como melhorar a gripe.